terça-feira, 1 de junho de 2010

Chegando a Licata

Pensar que estar longe de casa e sem as malas, parecia que era uma marcação sobre a minha pessoa, que naquele momento só pensava onde poderia estar minha querida mala com minhas roupas preferidas. Chegando a Licata, a impressão da cidade não era muito receptiva. A princípio aparentava uma cidade espalhada pela orla mediterrânea daquela ilha.
Durante o trajeto de Caltanisseta e Licata, eu e meu amigo Mauro trocamos altas ideias e rimos bastante com as piadas de carabinieri que contava. Chovia. O céu refletia as cores em tons de amarelo atraves das nuvens cinzas e alguns espaços abertos em que sua luz podia passar com fortes raios brancos. Era o céu chovoso mais bonito visto até então.
As margens da estrada, era acompanhada por inumeras plantações de parreiras e oliveiras verdinhas. Coisa bonita de se ver, pena que não deu para tirar fotos.
A chegada a Licata foi tranquila. Tudo que eu queria era um banho e relaxar.
A noite, depois de um jantar com os amigos Mauro, Franco e Christian, sai para dar um giro pela cidade. Noite fria! Fui andar pelo centro e pelo porto. De lá se tem uma vista privilegiada da montanha que tem em Licata e o belo Castello di Sant´Angelo. Splendido!!
Os dias sucessivos à chegada foram tanquilos. Passeios, passeios, compra cartão postal, passeia, toma um cafè, passeia novamente. Isso era muito agradável. O tempo passava sem que se visse.
Em poucos dias, eu já era conhecido na cidade. Por onde passava era: Ciao Paolo! Buon pomeriggio Paolo! Era estranho e ao mesmo tempo engraçado, pois havia chegado na cidade a menos de uma semana.
O pessoal era bastante receptivo, mas sacavam que eu não era siciliano. O que era expressamente visivel pela minha brancura. Inúmeras vezes me perguntavam de que parte do Vêneto. Alguns até duvidavam da minha nacionalidade dizendo que o sotaque vêneto era perceptível à milhas de distância. Para mim aquilo era um elogio, pois como comentei no inicio dos posts do blog, estudei muito tempo para adquirir fluencia. Outros diziam que não parecia estrangeiro e etc, etc. Até de Kaká me chamavam afirmando certa semelhança ( não sei onde! Mas se achavam!! O que poderia fazer?). Era comico!
Em poucos dias já tinha alguns colegas na cidade, e a cada pesseio tinha uma companhia diferente.
Pela Sicilia viagei bastante. Catania para pegar as melhores baladas da Sicilia, Gela, Caltanisseta, Agrigento, Camaratta... Deu para conhecer muita coisa e diferentes paisagens do lugar, onde se contrasta com o semi árido do litoral com o verde boreal das montanhas no interior da Sicilia. Muito bonito. Dentre os lugares que citei, recomendo cada um deles e alguns outros. Existem muitos atrativos por lá. Em alguns lugares não muito inspiradores ou impressionante, mas basta buscar a essência do local e seus pontos de interesse sobre tal lugar em que está visitando.

3 comentários:

  1. Adorei seu blog e digo mais... já da pra escrever um livro!! rsrsr
    Só falta colocar ai nossas aventuras em Curitiba.... beijos te amo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas postagens!!Muito interessante!!
    E continue assim, que esse site vai pra frente!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Aii que lindo!
    Escreve muito bem viu! *-*
    as próximas aventuras na Itália terá minha presença! Eu espero :x iuhieuheuie
    goostei, beijão, saudades de ti magrelo :*

    ResponderExcluir